quinta-feira, 1 de março de 2012

Cineclube UFGD começa as sessões de 2012 com “A Hora da Estrela”



Em 03 de março, sábado, às 17h, o projeto de extensão Cineclube UFGD começa as sessões gratuitas de cinema de 2012, no cineauditório da Unidade I (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). O primeiro filme desse ano será “A Hora da Estrela”, dirigido por Suzana Amaral, e baseado no romance homônimo de Clarice Lispector.

Clarice Lispector é uma das escritoras consideradas parte do Modernismo Brasileiro, como Oswald de Andrade, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e José Lins do Rego. O Modernismo teve forte influência na Literatura e Artes Plásticas do país, de 1913 a 1944, lembrado principalmente pela Semana da Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, em São Paulo, por causar grande repercussão na época.

O Cineclube UFGD apresentará o filme baseado no livro de Clarice Lispector em sintonia com a exposição “Semana de 22 e Modernismo Brasileiro”, aberta ao público até 23 de março, no Salão de Exposição da UFGD, em uma iniciativa do Projeto Arte SESC, em parceira com a Coordenadoria de Cultura da Universidade.

De acordo com a sinopse do filme, Macabéa é uma jovem órfa, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. A história mostra o encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.

Esse é o primeiro longa-metragem que Suzana Amaral dirigiu e com ele conquistou alguns dos principais prêmios nos festivais de Brasília, Berlim e o de melhor diretora em Havana (1986).

Todas as sessões são abertas a qualquer interessado, com acesso limitado apenas pela classificação etária dos filmes exibidos, sendo que a sessão deste sábado (03) é recomendada para maiores de 14 anos.

Já quem deseja receber certificado de participação precisa fazer a inscrição, que também é gratuita, até 10 de março pelo site www.cineufgd.blogspot.com . A carga horária é de 35 horas para quem participar das sessões de sábado, de 10 de março a 30 de junho.

Os melhores filmes nacionais e o que tem de mais relevante no cenário internacional estarão em cartaz durante todo o ano, com prioridade para os estão fora do circuito comercial.

Mais informações

www.cineufgd.blogspot.com

Sobre o filme

http://www.programadorabrasil.org.br/filme/192/

Um comentário: